Declaração da visão da Associação Internacional de Lions Clubes:

"Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários".

Declaração da missão da Associação Internacional de Lions Clubes:

"Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários".


Historia do Distrito LC-5

Um pouco de história, nomes, datas e números

EGD Waldyr Nascimento

No dia 13 de janeiro de 1879, nascia em Fort Thomaz, no Arizona, USA, um cidadão americano que recebeu o nome Melvin Jones. Com 21 anos de idade entrou para o escritorio de Johnson & Higgins Insurance Brokers, no qual se tornou um profundo conhecedor do ramo de seguros ao ponto de, apenas alguns anos mais tarde, organizar a sua propria empresa, a Melvin Jones Insurance Agency.

Em 1909, casou-se com Rose Freeman, que foi a sua inspiradora na implantação de seus ideais. Com 33 anos, já um próspero agente de seguros Melvin foi levado, por um amigo, a participar de um almoço no Business Circle de Chicago, um dos vários clubes existentes e que funcionava como uma espécie de clube de reciprocidade comercial e profissional.

Chegou a ser secretário desse clube, em 1914. Melvin Jones, agora um atuante advogado e um bem sucedido empresário começou a ter a brilhante ideia que revolucionou o conceito desses clubes americanos.

Partindo do principio de que “Ninguém avança na vida se não começar a fazer alguma coisa pelo próximo”, aproveitou a grande força coletiva desses clubes para direcionar essa força no sentido de ajudar, desinteressadamente, as pessoas que mais necessitam de ajuda. 

Em 1916, apoiado pelo seu clube, começou a se corresponder com outros clubes congêneres no esforço obstinado de convencê-los a se interessar por um processo que pudesse tornar as pessoas mais necessitadas a encontrar um pouco mais de conforto e bem estar, devolvendo-lhes a auto-estima. Essa idéia foi o ponto de partida para a formação de uma organização pioneira, que mais tarde se tornaria na maior organização de clubes de serviços do mundo.

A idéia de Melvin Jones se cristalizou nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 1917, no Hotel Adolphus, em Dallas, Texas, USA, quando se realizou a 1ª Convenção, com a presença de 37 Delegados e 8 Suplentes, vindos de 22 cidades de 8 estados americanos.

Nessa Convenção foi eleito o primeiro Presidente da Associação, Dr. William P. Woods, tendo sido eleito, também, Melvin Jones para ser o Secretário e Tesoureiro, que permaneceria no cargo até o seu falecimento em 1º de junho de 1961, na oportunidade foi aprovado o Estatuto da nova entidade e a adoção das cores do Leonismo.

Na realidade, o Leonismo não era internacional até 1920, quando nesse ano foram organizados os primeiros Lions Clubes no Canadá, sendo o Lions Clube de Windsor, na Provincia de Ontário, organizado pelos Leões de Detroit/USA, o primeiro a ser fundado.

Posteriormente, mais alguns paises ingressaram na Associação, a China, o Hawaíi, o México e mais tarde, em 1926/1927, Cuba. Dez anos mais tarde, em 1936, na Colombia, foi organizado o primeiro Lions Clube na America do Sul. Na Europa, o primeiro Lions Clube foi organizado em Estocolmo, na Suécia, fundado em 24 de março de 1948.

Lions Clubs International reconhece o dia 10 de outubro de 1917, último dia da 1ª Convenção, como a data de sua fundação. Atualmente, Lions Clubs International tem sua sede instalada em um belo edificio no seguinte endereço: 300 West 22nd Street, Oak Brook, Illinois, 60523-8842, USA, tendo anteriormente se instalado em outros dois edificios, o McKormick Building, o Insurance Exchange Building e um edificio localizado na Av. North Michigan, 209, em Chicago.


Brasil

Somente em 1952, teve inicio o Leonismo no Brasil, com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro, tendo a frente Armando Fajardo, seu fundador, no dia 16 de abril, cujo Presidente Internacional era Harold P. Nuttler e o Presidente do novo clube era Arnaldo de Moraes, fundado com 40 associados.

Em seguida, com 56 associados, com o empenho de Floriano Peixoto Santos, que ostenta merecidamente o título de “Fundador do Leonismo Paulista”, fundou-se o segundo Lions Clube brasileiro no dia 23 de julho do mesmo ano, cujo primeiro presidente foi Romeu de Andrade Lourenção.

Seguiram-se as fundações do Lions Clube de Salvador, em 21 de março de 1953; do Lions Clube de Curitiba, em 23 de abril de 1953; do Lions Clube de Itajaí, em 15 de maio de 1953 e a preparação do sexto clube brasileiro, o Lions Clube de Santos e segundo do Estado de São Paulo, que foi oficialmente fundado em 1º de julho de 1953, com 21 associados, tendo como primeiro presidente Silvio Fortunato e recebido a sua Carta Constitutiva em 30 de janeiro de 1954.

Nessa época o Brasil já tinha 383 Leões, um Governador e no mundo existiam 475.019 associados, 10.316 clubes distribuidos em 51 paises ou áreas geograficas. Resumidamente surgia assim o Movimento Leonistico no Brasi tendo sido criado o Distrito Provisório “L” com o seu primeiro governador Armando Fajardo, considerado por isso e por ter iniciado os procedimentos da fundação do 1º clube brasileiro, o “Leão Nº 1 do Brasil”.

Os anos passaram e aproximava-se o final do Ano Leonistico 1956/1957 quando o leonismo chegava a mais um estado brasileiro com a fundação do Lions Clube de Belém do Pará, fundado em 25 de junho de 1956. Encerrando o Ano Leonistico, realiza-se a 39ª Convenção Internacional em Miami/USA de 27 a 30 de junho, sendo eleito Presidente Intenacional John L. Stickley.

Com os magnificos resultados obtidos ao longo do ano que se findava o, agora, Distrito Múltiplo “L” apresentava invejável saldo de atividades realizadas pelos seus 81 clubes e 2.619 associados, enquanto no mundo tinha se expandido e possuia 12.425 clubes, 546.447 associados espalhados em 74 países e áreas geográficas.

Através de mapas de distribuição geografica do Leonismo no Brasil, encontrados em alguns livros sobre Leonismo, constatamos que até o Ano Leonistico 1966/1967 o território do Estado de São Paulo estava dividido em três Distritos, a saber: parte pertencia ao Distrito L-12 e mais os Distritos L-5 e L-4 e existiam em todo o território brasileiro um total 14 Distritos.

No Ano Leonistico 1967/1968 surgiu o Distrito L-16, que foi remanejado do Distrito L-4, o seu territorio estava definido pelo chamado “Cone Leste Paulista” e foram identificados quatro Regiôes geográficas e até econômicas, que são utilizados até hoje: Vale do Paraíba, Vale do Tietê, Litoral e Grande ABC.

O primeiro Governador do novo Distrito foi Januário Anunciato, do Lions Clube de Arujá. O Distrito Múltiplo L permaneceu o único no Brasil até 1999. A 45ª Convenção Nacional dos Lions Clubes, realizada em Belo Horizonte/MG, de 24 a 30 de maio de 1998 reuniu os Leões do Brasil e decidiu solicitar à Associação Internacional de Lions Clubes o remanejamento do Distrito Múltiplo L. A Diretoria Internacional se reuniu em Chicago no mês de outubro do mesmo ano e resolveu autorizar o redistritamento a partir de 02 de julho de 1999. 


Dessa forma era extinto o Distrito Múltiplo L e criado quatro outros Distritos Múltiplos, cujos territorios, basicamente, coincidiriam com as Regiões Geográficas brasileiras e ficaram assim constituidos:

Distrito Múltiplo LA – Região Norte/Nordeste – formado pelos Estados do Acre, Rondonia, Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia;

Distrito Múltiplo LB – Região Centro/Oeste – formado pelos Estados do Mato Grosso do Sul (parte), Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais (parte), São Paulo (parte) e Distrito Federal;

Distrito Múltiplo LC – Região Sudeste – formado pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo (parte), Minas Gerais (parte), Espirito Santo, Mato Grosso do Sul (parte);

Distrito Múltiplo LD – Região Sul – formado pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Atualmente o Distrito Múltiplo LC é composto por 9 Distritos, a saber: LC-1, LC-2, LC-3, LC-4, LC-5, LC-6, LC-8, LC-11 e LC-12.


Até o Ano Leonistico 2003/2004 o Distrito Múltiplo LC era composto por 11 Distritos, sendo que, a partir do Ano Leonistico 2004/2005 os Distritos LC-7, LC-9 e LC-10 se fundiram no atual Distrito LC-12. O Distrito Múltiplo LC possui um órgão de divulgação de suas atividades que é a revista “The Lion Brasil-Sudeste”, Ediçao Oficial em Português, fundada no Brasil em 1999 e editada pelo Dr. Áureo Rodrigues.

Áureo Rodrigues foi Diretor Internacional 1965/1967 e pertence, atualmente, ao quadro associativo do Lions Clube de São Vicente-Centro, Clube do Distrito LC-5, tendo sido Governador do antigo Distrito L-4, atual Distrito LC-2, no Ano Leonistico 1961/1962

Sua contribuição máxima para a literatura leonística – Leão Sabido – é manual de uso corrente no Brasil e Portugal. O Brasil pertence à Região Geografica III, que engloba toda a América Latina e Caribe. Dentro do contexto Leonistico pertencemos ao Distrito LC-5, que iniciou as atividades no Ano Leonistico 1999/2000 e o primeiro Governador nessa nova fase foi Milton Silva do Carmo.

O primeiro Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, nesse mesmo ano foi Sérgio Palandri. A 1ª Convenção do Distrito Múltiplo LC se realizou na cidade de Santos/SP, de 31 de maio a 3 de junho de 2000. e foi o seu Diretor Geral Reinaldo Piconi. 

Não podemos deixar de mencionar dois momentos históricos para o Brasil que foi a eleição de João Fernando Sobral para Presidente Internacional na 59ª Convenção Internacional realizada em Honolulu, Hawaii, de 23 a 26 de junho de 1976, o primeiro brasileiro eleito para essa função e, especialmente, a eleição de Augustin Soliva, associado do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, clube do antigo Distrito L-16, atual Distrito LC-5, eleito Presidente Internacional na 79ª Convenção Internacional realizada em Montreal/Quebec, Canadá de 9 a 12 de julho de 1996.

Nossas homenagens as Domadoras Alba e Helena.

O Distrito Múltiplo L é o único Distrito Múltiplo do mundo que elegeu dois Presidentes Internacionais

O Distrito LC-5, no Ano Leonistico 2009/2010, tem Margareth Lúcia Álvares Lopes das Neves como Governadora, eleita na 10ª Convenção do Distrito LC-5 realizada na cidade de Poços de Caldas/MG de 9 a 12 de abril de 2009, tendo tomado posse na 92ª Convenção Internacional realizada em Minneapolis, Minnesota, USA de 6 a 10 de julho de 2009.

As próximas Convenções Internacionais foram (serão) realizadas em:
- 93ª – Sydney, Austrália, de 28 de junho a 02 de julho de 2010;
- 94ª – Seattle, Washington, USA, de 4 a 8 de julho de 2011;
- 95ª – Busan, Coreia do Sul, de 22 a 26 de junho de 2012;
- 96ª – Hamburgo, Alemanha, de 5 a 9 de julho de 2013.

O próximo ano em aberto para sediar uma Convenção Internacional é 2014.

Até abril de 2009 existiam no mundo 45.404 clubes em 205 países e 1.319.663 associados.

No Brasil existiam 1.535 clubes em 28 Distritos e 37.837 associados. No Distrito Múltiplo LC existiam 558 clubes em 9 Distritos e 12.651 associados. Conforme os últimos registros do LCI, o Distrito LC-5 tem 64 clubes e 1.243 associados.


LINKS IMPORTANTES

LIONS CLUBE DE SUZANO
R Shimpei Sayama, 268
Jd. Santa Lúcia - Suzano - SP
Distrito LC-5 - Cep: 08615-230

Todos os direitos reservados © 2017

Contato

Nome*
Please let us know your name.

Email*
Please let us know your email address.

Assunto*
Please write a subject for your message.

Mensagem*
Please let us know your message.

Localização